Lindner Techno Systems

Blog

02/02/2022
Como o tratamento de água contribui na preservação do meio ambiente?

Conviver em harmonia com a natureza é algo que tem sido muito valorizado na atualidade e influencia até mesmo na economia dos países. Mas e a sua comunidade? Você sabe se o município em que você vive faz para promover um avanço econômico, social e ecológico, mas sem prejudicar a natureza? Nesse contexto, compreender a relação entre saneamento básico e meio ambiente é extremamente importante.

Os sistemas de esgoto, a coleta de rejeitos, a reciclagem e o direcionamento das águas pluviais, entre outros pontos, têm um tremendo impacto no dia a dia dos municípios. E essa percepção está mudando a maneira pela qual a população cobra seus governantes. Continue lendo este post e aprenda um pouco mais sobre esse assunto. Confira!

A importância do saneamento básico


Abastecimento de água, rede de esgotos, medidas educativas, controle de animais e de insetos, prevenção de doenças, melhoria da qualidade de vida, coleta de lixo. Tudo isso faz parte do saneamento básico, um conjunto de medidas que têm como objetivo preservar ou modificar as condições do meio ambiente para prevenir doenças e promover a saúde.

Apesar de estar ligado às condições de saúde da população, o saneamento básico ainda está longe de fazer parte da vida de toda a população do mundo. No Brasil, os números ainda são chocantes: segundo o Instituto Trata Brasil, apenas 39% do esgoto do país é tratado e menos da metade da população tem acesso à coleta adequada.

Entendendo o processo de tratamento da água


Uma das estratégias que contribui para o desenvolvimento sustentável e a preservação da água é o trabalho realizado nas Estações de Tratamento de Água (ETAs). Por meio de um conjunto de procedimentos físicos, químicos e biológicos, é possível tratar a água e efluentes, sendo possível reutilizar a água que uma vez esteve suja.

O processo de tratamento de água é capaz de livrar o líquido de qualquer tipo de contaminação e possíveis agentes infecciosos. Desse modo, a água chega em condições dignas de consumo para toda a população, com abastecimento da caixa de água para todos os usos. A água que passa por tratamento tem origem de diversas fontes, incluindo os rios, lagos, represas, lençóis freáticos e lagoas.

Além disso, ela também pode ser gerada por água da chuva, que também necessita de tratamento antes de ser oferecida ao consumo humano. É importante que as ETAs trabalhem com a análise da água em todos os seus processos, para verificar se há a presença de contaminantes, poluentes e demais substâncias que possam ser nocivas aos seres humanos.

Conheça as soluções de estação de tratamento de água da Lindner Tecno Systems

As Estações de Tratamento de Água (ETA) são responsáveis pela potabilidade das águas naturais para o abastecimento da população ou de empresas. O processo é constituído por coagulação, decantação, filtração e desinfecção. Caso necessário, também podem ser efetuadas a correção de pH e a fluoretação. O sistema de ETA contém casa química, pré-floculador mecânico, floco decantador lamelar, filtro de areia e sistema de retrolavagem.

A água a ser tratada recebe a dosagem dos produtos químicos que efetuam a coagulação, em seguida ela vai até o pré-floculador, onde ocorre o processo de floculação. O lodo decantado deposita-se no fundo do floco decantador e a água clarificada é recolhida uniformemente através de um vertedouro, seguindo para o filtro de areia. Essa etapa se passa em várias camadas filtrantes responsáveis pela retenção dos flocos menores. A água chega ao final do ciclo após passar pelo sistema de desinfecção.

Materiais Empregados: As ETA’s compactas são fabricadas em formato circular em PRFV (poliéster reforçado com fibra de vidro) e em formato retangular em aço carbono.